Texturas e aromas: explorando os elementos de design das cafeterias

As cafeterias sempre foram espaços de encontro populares entre os amantes de café, mas com o aumento do trabalho remoto, especialmente pós-pandemia, elas se tornaram um importante local para trabalhadores remotos e estudantes. Uma das muitas razões pelas quais elas são um ponto de encontro tão popular, além do fato de servirem uma das bebidas mais adoradas do mundo, são seus espaços internos bem projetados que promovem conforto, relaxamento e produtividade simultaneamente. Afinal, sempre se disse que arquitetos e café andam de mãos dadas. Neste artigo, exploramos como diferentes elementos de design moldam a experiência do usuário de uma cafeteria e analisamos como os arquitetos os empregaram por meio de 17 exemplos.

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Juntamente com a qualidade das bebidas servidas, o projeto desempenha um papel importante no sucesso do negócio. Projetar uma cafeteria demonstra saber como cada espaço atende a seus usuários; o que é necessário para que os clientes se sentem e se movam organicamente, as dimensões do espaço e as zonas designadas, como utilizar o espaço de maneira econômica e eficiente, como os clientes em cadeiras de rodas se movem pelo espaço e como cumprir e garantir normas sanitárias.

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23A Coffee Shop / Ponomarenko Bureau. Image © Ivan Avdeenko

Ao planejar um café, os arquitetos geralmente dedicam 60% da planta baixa para a área de estar e os outros 40% para serviço, armazenamento, etc. Dentro das duas zonas principais, um café típico é dividido em sub-unidades com base na atividade que ali está sendo realizada: cozinha e depósito nos fundos, preparação de bebidas/alimentos, pedido, serviço, circulação principal, área de estar com mesa alta, espaço de coworking e instalações sanitárias, sendo cada uma projetada individualmente. Embora a quantidade de unidades seja diferente com base na escala do espaço interno, quase todas as cafeterias levam em consideração as seguintes palavras-chave: acessibilidade, praticidade, eficiência e conforto. Uma planta devidamente organizada facilita a movimentação e multitarefa dos funcionários, indo e voltando entre a área de preparação de bebidas e a área de serviço, além de facilitar a compreensão de como os clientes vão se movimentar pelo espaço.

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September Cafe / Red5studio + Ben Decor. Imagem © Phú Đào

Continue lendo para saber mais sobre os principais recursos de projeto de uma cafeteria e como eles foram empregados por arquitetos em 17 projetos do nosso banco de dados.

Café-bar e Área de serviço

Muitos arquitetos preferem começar seu processo de projeto a partir da “parte de trás da casa”, onde são alocados o armazenamento e as instalações relacionadas aos funcionários, terminando com a área de estar na frente. Essa estratégia garante que as funções principais tenham espaço suficiente para um fluxo de trabalho otimizado e que os equipamentos (geladeiras, máquinas de café, etc.) possam ser instalados sem comprometimentos ou obstáculos espaciais. Esses espaços operacionais, que ocupam 40% da planta geral, são tratados de forma diferenciada, pois envolvem armazenamento e preparo de produtos alimentícios. Portanto, ao projetar esta parte do café, os arquitetos escolhem materiais e acabamentos que são mais seguros e fáceis de limpar e instalam unidades de climatização independentes que garantem a conformidade com os regulamentos sanitários.

GROUNDS Coffee / KOGAA

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GROUNDS Coffee / KOGAA. Imagem © Alex Shoots Buildings
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GROUNDS Coffee / KOGAA. Imagem © Alex Shoots Buildings

Blue Bottle Coffee Kanda Manseibashi Cafe / Schemata Architects

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Blue Bottle Coffee Kanda Manseibashi Cafe / Schemata Architects. Imagem © Takumi Ota

Depósito

As cafeterias exigem muito espaço de armazenamento, especialmente ao redor da área de serviço e da cozinha dos fundos. Em projetos com espaço limitado, os funcionários precisam se movimentar confortavelmente, portanto, a eficiência é fundamental. Uma forma otimizada de integrar os espaços de armazenamento nesse fluxo é através de estantes verticais que vão até o teto, bem como os armários mais comuns sob o balcão.

Loja e Bistrô Erva Santa / Moca Arquitetura

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Loja e Bistrô Erva Santa / Moca Arquitetura. Imagem © Eduardo Macarios

Kettl Tea Flagship / Michael Tower Architecture

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Kettl Tea Flagship / Michael Tower Architecture. Imagem © Brad Dickson

Circulação de Funcionários

Quando se trata das áreas dos funcionários, quanto mais vazio e organizado for o espaço, mais confortável, produtivo e seguro ele será. Idealmente, os funcionários não devem se cruzar com frequência e não devem andar várias vezes para atender os clientes, pois isso pode atrasar o processo de preparação e servir, cansando os baristas. Para evitar isso, organizar o espaço de trabalho em estações é uma estratégia que lhes oferece a capacidade de alcançar todas as ferramentas e produtos de que precisam girando 360 graus de onde estão, tornando menos possível que se cruzem e e gerando mais eficiência. Embora ter um menu predefinido ajude a determinar quais equipamentos são necessários e quanto espaço eles ocuparão na área de serviço, alocar cada máquina no balcão em ordem de uso ajuda os funcionários a definir onde cada tarefa é executada e cria um fluxo de trabalho mais fácil.

YAMA Coffee Shop / KSOUL Studio

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YAMA Coffee Shop / KSOUL Studio. Imagem © Valor Studio

Newport Coffee House / 34-TEN

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Newport Coffee House / 34-TEN. Imagem © Mike Schwartz Photo

PAGA Microroastery / Taste Space

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PAGA Microroastery / Taste Space. Imagem © Jinnawat Borihankijanan

Circulação dos Clientes

Assim que os clientes entram no espaço, eles devem ter um senso de direção definido sobre como seu percurso acontecerá, o que só pode ser ditado pela planta baixa. A planta determina como e onde os clientes se alinham, fornece uma visão geral da seleção de alimentos disponíveis, onde eles se sentarão e quanto tempo ficarão sentados, etc. Além do percurso do cliente, a maneira como o layout é planejado também pode definir o comprimento da sinalização da fila durante a hora do rush e o quanto ela é obstrutiva para outros clientes na loja, o que pode ser muito influente na experiência geral do visitante. Portanto, os arquitetos costumam alocar as atividades que podem gerar filas longe da área de estar, e de maneira muito sequencial; apresentando o passo-a-passo da compra de uma bebida em todo o espaço, tendo em conta que alguns clientes vão optar por ficar, e outros apenas vão tomar a sua bebida e sair. Os arquitetos também preferem ter um fluxo de clientes circular em vez de linear, para abrir espaço para uma capacidade maior e evitar combinar aqueles que estão esperando para pegar sua bebida na mesma área onde os outros estão pedindo.

NOC Coffee Co. / Studio Adjective

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NOC Coffee Co. / Studio Adjective. Imagem © Dick Liu

FabCafe Nagoya / Suppose Design Office

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FabCafe Nagoya / Suppose Design Office. Imagem © Kenta Hasegawa

Estética e Ambiente Interno

A maioria das cafeterias projeta seu espaço com foco no “conforto” e “aconchego”. Com isso em mente, os arquitetos costumam optar por recursos como iluminação ambiente, cores suaves, paleta de cores quentes, materiais naturais e vegetação. Em alguns projetos, arquitetos e designers de interiores usam elementos de design que realmente refletem seu conceito particular, seja uma referência a um movimento de arquitetura, ou um contexto / mise-en-scene específico que estão tentando transmitir.

Mustapan Coffee Shop / Estudio Chávarro

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Mustapan Coffee Shop / Estudio Chávarro. Imagem © Iván Ortiz

Thailand Hi Cafe / balbek bureau

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Thailand Hi Cafe / balbek bureau. Imagem Cortesia de balbek bureau

Cafe Bidam / Design Token

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Cafe Bidam / Design Token. Imagem © Yongjoon Choi

Seleção de Mobiliário

Ao escolher os móveis, é importante levar em consideração a funcionalidade, o conforto e a ergonomia. A menos que o modelo de negócios do café seja muito específico em relação à capacidade e experiência do cliente, o espaço deve ser capaz de acomodar diferentes tipos de clientes simultaneamente: visitantes que vieram apenas para saborear uma xícara de café, o amante de café em movimento, grupos de estudo, casais, trabalhadores remotos, etc. Cada tipo de cliente requer uma seleção de móveis única. Por exemplo, os grupos de estudo não se sentirão à vontade trabalhando em sofás, preferirão trabalhar em uma grande mesa com cadeiras móveis, enquanto o visitante solitário não se sentirá à vontade sentado em uma mesa e cadeira, preferirá se sentar em uma sofá confortável longe de zonas comuns ocupadas. O tipo de mobiliário também determina a quantidade de clientes que ocupam o espaço, sofás grandes e confortáveis ​​ocupam muito espaço e estimulam os usuários a ficarem mais tempo, limitando a quantidade de rotatividade de clientes. Por outro lado, é importante considerar os materiais utilizados e quão difícil seria limpá-los ou conservá-los.

BASAO Tea Lounge / NORM Architects

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BASAO Tea Lounge / NORM Architects. Imagem © Jonathan Leijonhufvud

INC Coffee / LABOTORY

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INC Coffee / LABOTORY. Imagem © Yongjoon Choi

Fachada

Tão influente quanto o interior é para moldar a experiência do usuário, a fachada também é crucial para determinar o apelo da cafeteria e como os clientes percebem o espaço. Afinal, as primeiras impressões são muito poderosas, especialmente para novos clientes que "tropeçam" na cafeteria enquanto passam. A fachada e a entrada devem refletir o espaço interno e expressar noções de ser um espaço acolhedor, acessível e confortável, seja por meio de características de design semelhantes ou fachadas transparentes que exibem o espaço interno. Outra abordagem seria ter uma fachada muito vibrante e atraente que sirva como ponto focal para chamar a atenção dos pedestres.

September Cafe / Red5studio + Ben Decor

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September Cafe / Red5studio + Ben Decor. Imagem © Phú Đào

Colchetes Café / Estúdio Brasileiro de Arquitetura

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Colchetes Café / Estúdio Brasileiro de Arquitetura. Imagem © Manuel Sá

Today is Long Cafe / Absence from Island

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Today is Long Cafe / Absence from Island. Imagem © dypiem

Encontre mais projetos de cafeterias na pasta My ArchDaily criada pelo autor.

Este artigo faz parte de uma série ArchDaily que explora recursos da arquitetura de interiores, a partir de nosso próprio banco de dados de projetos. Todos os meses, destacaremos como arquitetos e designers estão utilizando novos elementos, novas características e novas assinaturas em espaços internos de todo o mundo. Como sempre, no ArchDaily, apreciamos muito a contribuição de nossos leitores. Se você acha que devemos mencionar alguma ideia específica, envie suas sugestões.

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Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Texturas e aromas: explorando os elementos de design das cafeterias" [Beans and Beams: 17 Projects that Explore the Design Elements of Coffee Shops ] 07 Mai 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980272/texturas-e-aromas-explorando-os-elementos-de-design-das-cafeterias> ISSN 0719-8906

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